Autonomia e acessórios
INNER SENSE

Data

Escrito por Constância Matos

“Uma das propriedades mais imediatas do ser vivo é sua autonomia”. Maturana 

Experimente digitar a palavra “Autonomia” em um buscador da internet e observe quantos conceitos saltarão na sua tela. Você vai perceber que a palavra “Autonomia” tem conceito muito amplo e que pode ser facilmente confundida com a palavra liberdade e com outras crenças como por exemplo: ser dono da própria vida. Não é o objetivo deste texto discutir e explicar cada significado encontrado e sim amalgamar os conceitos de “Autonomia” que nos interessam com o pensamento Inner Balance acerca do conhecimento e apropriação do próprio corpo, a fim de dar continuidade a nossa conversa sobre “o toque”, a partir dos acessórios desenvolvidos pelo método.

Semanticamente “Autonomia” deriva do grego, formada pelo adjetivo “auto” = “o mesmo”, “ele mesmo” e “por si mesmo” – e pela palavra “nomos” = “compartilhamento”, neste sentido a  palavra “Autonomia” significa propriamente a competência humana em “dar-se suas próprias leis. A filosofia compreende a “Autonomia” como a condição de uma pessoa determinar por si mesma a lei à qual se submeter, o indivíduo escolhe suas normas e valores, faz seus projetos, toma decisões e age em consequência dessas escolhas e na  psicologia a “Autonomia” é entendida como a preservação da integridade do eu.  

O Inner Balance preza e estimula a“Autonomia” instrutor/facilitador do método, quanto do aluno/praticante ambos são incentivados a apropriarem-se dos movimentos do próprio corpo a partir do repertório corporal que possuem. Aprecia-se a conquista da corporeidade¹, do autoconhecimento, pois acredita-se que a potência da expressão pelo movimento procede destes lugares. Interessa ao método o lugar da investigação, “é preciso pensar o instrutor como bússola”, lembra  Bruna Petito aos instrutores/facilitadores da rede (sempre em contínua formação), da importância de conhecer seu próprio processo, seu lugar no mundo, para realmente habitar seu corpo e construir um lugar de abertura para a troca verdadeira com o aluno.  

É sabido que o toque possibilita aos indivíduos que estão no processo de redescobrir a organização de seus corpos interna e espacialmente, a acessarem lugares de investigação que talvez não conseguissem sem este direcionamento pontual. 

A mediação do toque contata a pessoa em sua globalidade corporal e psíquica, cria condições de uma reciprocidade atuante entre o Instrutor/facilitador e aluno/praticante, o que requer uma qualidade de presença dos envolvidos no trabalho corporal.(Danis Bois, p. 205)

A fim de provocar o despertar da corporeidade, da “Autonomia” e pensando também na possibilidade de proporcionar um acolhimento e um estar próximo do aluno, que o  primeiro acessório do Inner Balance foi desenvolvido. 

Bolinhas 

Balance Balls

As balance balls, as nossas amadas bolinhas tem uma densidade firme, proporcionando o contato da camada mais profunda da pele, trabalhando desta forma a soltura dos tecidos do corpo em movimento. Uma curiosidade sobre as é que elas foram pensadas enquanto a Idealizadora do método se encontrava na sua viagem de lua de mel. Os alunos ligavam dizendo que gostariam que a mão dela tivesse ficado com eles, pois estavam sentindo muita falta e como ela poderia ajudá-los a sanar as dores mesmo estando de longe. Assim as balances ganharam vida e a densidade do cotovelo da Bruna Petito. Entre o desenvolvimento e o lançamento decorreu um ano de pesquisa, até chegar na densidade e tamanho ideal para o encaixe nas articulações; hoje são mais de dez mil bolinhas espalhadas pelo mundo. 

Aromaterapia

Foi desenvolvida em parceria com a Chris Penna, aromaterapeuta que acompanha a Bruna Petito há quinze anos, que juntas desenvolveram o spray terapêutico especialmente para o Inner Balance. O objetivo do spray é criar uma atmosfera de conforto e despertar boas sensações a partir do sentido olfativo proporcionando ao aluno/praticante bem-estar físico e mental. É utilizada no início e no momento da prática com a balance ball.

Sense

 

O sense é uma parceria do Inner Balance com o Stretch-eze®. O Sense tem uma composição super especial de spandex que não se deforma com o uso e que tem suas fibras organizadas de maneira a facilitar o seu deslizamento conforme o estímulo recebido, facilitando desta maneira os vários direcionamentos do trabalho fascial.  A sua dupla costura permite a expansão do tecido eliminando o risco de qualquer acidente durante o seu uso. O tecido do Sense é lavável e não absorve odores. O sense é um afago no corpo em razão do seu design acolhedor. Tem um módulo do método inteiramente dedicado ao estudo do acessório.

Fluid Balance

Estimula a propriocepção, sensibiliza e promove aconchego em razão do formato esférico e do seu fluido. A fluid auxilia a conquistar espaços e aliviar tensões na região sacro-ilíaca. 

Imagens Intuitivas

Surgiram a partir do momento em que Bruna Petito iniciou a sistematização do Método. O Inner  Rodrigo Rivera, artista e Fisioterapeuta sensível que está ao lado da Bruna Petito desde o início da criação do método é o responsável pelas lindas imagens, que hoje são referência do Inner Balance.

Os acessórios desenvolvidos através de muito estudo e pesquisa auxiliam os alunos a se abrirem para as sensações internas e exteriorizá-las a partir do gesto restabelecendo a  relação com o próprio corpo e o reencontro com a expressividade do mesmo. 

 

Bibliografia e obras consultadas

Livros 

BOIS Danis. Sujeito sensível e renovação do eu – As contribuições da Fasciaterapia e da Somato-psicopedagogia. São Paulo: Centro Universitário São Camilo e Paulos editorial, 2008.

MATURANA R. Humberto; VARELA; J. Francisco. A árvore do conhecimento – as bases biológicas da compreensão humana. Palas Athena editora,2019.

 

Artigos:

Adriana Wagner; Claudete Bonatto Reichert – Considerações sobre a autonomia na contemporaneidade

www.revispsi.uerj.br/v7n3/artigos/html/v7n3a04.htm

 

René Armand Dentz Corporeidade e subjetividade em Merleau-Ponty 

https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php

 

Mais
artigos