“Respirar bem é uma escuta do corpo. É parar e pensar como estamos no mundo”
INNER SENSE

Data

“Respirar bem é uma escuta do corpo. É parar e pensar como estamos no mundo”.   Bruna Petito

Você costuma escutar o seu corpo, por exemplo: parar e perceber a sua respiração? Como ela está, no instante em que você lê este texto? Enquanto aqui nesta leitura, te convido a ler o livro do seu corpo, leitura que requer tempo, sensibilidade e atenção.

No começo essa percepção pode parecer distante, tranquilize-se: a prática leva-nos ao aprendizado e logo a experimentar o quão maravilhosa é a autonomia que a escuta corporal promove para o nosso “estar no mundo”. A respiração é importante para um corpo harmonioso e se você é uma pessoa que se preocupa muito com a postura, saiba que a respiração tem influência direta sobre a maneira que nosso corpo, esta arquitetura divinamente projetada se equilibra sobre a gravidade.

O nosso sistema orgânico agradece o respirar bem, porque o respirar bem nos devolve a plenitude, nos restitui a consciência  de nós mesmos, uma boa oxigenação promove a saúde das células presentes em cada um dos tecidos que compõem o nosso corpo. Seria como se a água de um rio fluísse na direção correta levando os detritos para longe, possibilitando uma desintoxicação do nosso corpo e da mente.

Ao contrário do respirar bem, respirar superficialmente corrobora para que percamos nossas percepções e sensações, levando-nos a automatismos desde a nossa relação com o próprio corpo, com os outros e com o espaço. Os órgãos aos poucos perdem a sua vitalidade tornando-se mais lentos, contribuindo para a fragilidade e posteriormente ao adoecimento do corpo.

Para muitos de nós respirar bem significa encher os pulmões de ar. E quanto à expulsão deste ar? Temos permitido que o ar entre e saia optimamente dos pulmões? Onde apoio minha expiração? Dou uma pausa para minha expiração ter um suporte e só então encher novamente os meus pulmões, expandindo o campo relacional do interno e o externo? Percebo o que deixa a minha respiração entrecortada? Consigo perceber quando fatores emocionais interferem na minha respiração? O que tem impedido meu respirar de forma saudável? Percebo a conexão da respiração com meus movimentos? Você pode estar se perguntando, mas o que é respirar bem? Como posso respirar para desfrutar de todos os benefícios que uma boa respiração pode fazer pelo meu sistema?

Como tudo que envolve o ser humano, a respiração também está no campo da subjetividade. Quando nos dispomos a uma atenção plena, o respirar bem vai acontecendo como deve ser, naturalmente. Encontramos o nosso ritmo respiratório mesmo que sejamos um tanto ansiosos. Podemos é claro  nos valer de técnicas que nos auxiliem a encontrar a respiração adequada para a saúde do nosso corpo, mas o importante é que encontremos o nosso próprio caminho, o nosso próprio ritmo, reconhecendo através da escuta, da leitura do corpo, o funcionamento harmonioso e orgânico da relação com meu corpo e o espaço que ele ocupa no mundo.

Dicas:

  • Deixe o ar entrar suavemente pelas narinas, encontre um suporte para que o ar saia novamente, coloque o corpo em escuta (uma pequena pausa), até que sinta a necessidade de inspirar novamente.
  • Relação da respiração com os Sons ao redor
  • Grounding

Texto de Constância Matos

Mais
artigos