Bem-vindes a nossa 37ª. Edição do Caderno Corporal da Rede Inner Balance.
Hoje vamos falar sobre Genômica. Você sabe o que é? Não confunda com Genética.
Qual a diferença entre genética e genômica?
Genética é uma ciência que faz parte da biologia. Ela tem como objetivo compreender a transmissão das características dos seres vivos para seus descendentes, ou seja, a hereditariedade.
A Genômica é um campo da ciência que estuda os genomas, avaliando a interação entre os genes e o meio ambiente. Por ser multidisciplinar, tenta abordar tanto sua função quanto estrutura. Com os avanços da tecnologia podemos aprender cada dia mais sobre o nosso genoma e seu funcionamento.
Genoma é o código genético de um ser vivo, uma sequência de DNA que possui todas as informações hereditárias daquele organismo. Trata-se do conjunto de cromossomos que se encontram nas células reprodutivas. E não diz respeito apenas aos genes, mas a todo o conteúdo do DNA que armazena e controla o material genético.
Explicou ou complicou?
A Genômica é um “braço” da genética, é uma das áreas (temos também a clássica, a molecular, a populacional). Acho que agora ficou mais fácil visualizar.
O que tem haver Genômica com o movimento? Isso que fui descobrir quando entrei no estudo dessa área, quando me formei em Fisioterapia Integrativa.
Vamos lá: temos determinações biológicas no nosso corpo que dependem de interações gene-ambiente. Muito se fala hoje de Epigenética não é mesmo?
Seria como nossa genética é influenciada pelo meio, modo de vida, hábitos, sem alterar o código genético. Não são alterações permanentes, mas podem ser evitadas ou alteradas através de diversos estímulos, incluindo fatores ambientais. Nos fenômenos epigenéticos está fundamentada a maior parte dos processos de diferenciação celular, e devido à diferenciação ser predominantemente epigenética é possível reprogramar uma célula diferenciada.
Nisso são anos de pesquisas e estudos e hoje contamos com os Testes Genéticos, que é um exame de DNA que avalia as predisposições genéticas de uma condição clínica. Podemos dizer então que esses testes tem a prevenção como objetivo primário.
Às vezes as pessoas tem um pré-conceito com testes genéticos, mas eles foram amplamente estudados e cada vez mais são utilizados na prevenção de doenças ou até durante um tratamento para amplificar a eficácia do tratamento.
Através dos testes podemos avaliar a integração de variáveis na nutrição, por exemplo, analisando geneticamente o metabolismo das proteínas, dos carboidratos, dos lipídios, entre outros. Vamos a um exemplo: quando você junta o resultado dos testes genéticos, os exames laboratoriais, a anamnese do nutrólogo ou nutricionista e a dieta da pessoa, você pode fazer uma intervenção nutricional segura e eficaz que chamamos de análise integrada do metabolismo. Com todos esses dados pode-se chegar a uma abordagem mais assertiva e eficaz, trazendo eficiência e potencializando um tratamento, antes que se instale uma patologia, por exemplo.
Na área do movimento, temos testes tanto na área da genômica esportiva, onde se faz um perfil genético das fibras musculares relacionado às atividades físicas, a seu sistema de fornecimento de energia, a lipólise relacionada a atividade física, capacidade antioxidante, reposta inflamatória, entre outros. Com essas informações, mais exames e testes que o profissional já dispõe na sua prática clínica, podemos acertar um programa de reabilitação cardiovascular com a atividade muscular necessária, podemos compreender porque aquela pessoa não ganha massa muscular como esperávamos e adequar tanto formas e rotinas de exercícios como juntar com o nutricionista e alavancar esse tratamento.
E não param por aí os estudos e pesquisas na Longevidade também, analisando riscos de osteoporose, infarto, aterosclerose, hipertensão e outros viabilizamos um envelhecimento mais saudável. A análise genética pode proporcionar maior rapidez médica, desde a análise de predisposição aumentada, o diagnóstico precoce até a prescrição de terapias mais adequadas para cada paciente. Isso significa utilizar a tecnologia para fornecer atendimento mais humanizado e personalizado.
Viva a Ciência, a pesquisa e o trabalho em equipe!
E assistam os Podcast do FALA INNER, pois estaremos linkando o caderno com as entrevistas e nossos convidados. Hoje nosso terceiro episódio da terceira temporada vem com uma pergunta inicial?
Nosso Episódio 3 da Temporada 3 é sobre Prevenção e a Genômica, com Dr.William Regis.
Vou falar um pouquinho sobre ele aqui:
Vamos conversar com o Dr. William Régis, Biólogo e Nutricionista, hoje Diretor Científico do Laboratório DF Médica no Brasil, na área da Genômica Aplicada. É também Doutor em Biologia Funcional e Molecular.
Nossa conversa será sobre a Prevenção e como a Genômica Clínica e os testes genéticos podem nos auxiliar não só na prevenção, mas também nos tratamentos e acompanhamentos dos profissionais da saúde atualmente.
E a boa notícia é que se você assistiu esse episódio entra em contato com a DF Médica e pode fazer seu teste ou até o curso de Introdução a Genômica com um super desconto especial! Confira aqui.
CLIQUE AQUI para realizar a inscrição do curso.
Se preferir, fale pelo WhatsApp com a Mayra:
Agradeço a companhia e até breve!
Monica Kestener
Instrutora Inner Balance