As diferentes áreas da Fisioterapia ajudam a prevenir distúrbios funcionais em órgãos e sistemas do corpo humano.
Áreas da Fisioterapia: você realmente conhece todas?

Trabalhar no segmento da saúde abre um mundo de perspectivas e possibilidades. Entre elas, as áreas da Fisioterapia se destacam como uma ciência dedicada à prevenção, tratamento e reabilitação de lesões e disfunções do corpo humano.

Utilizando diversas técnicas terapêuticas, o objetivo do fisioterapeuta é melhorar os movimentos, promovendo saúde e bem-estar. Assim, cada área da profissão exige uma abordagem específica.

Então, será que você realmente conhece todas as áreas da Fisioterapia? Veja neste artigo, os principais segmentos da profissão. Excelente leitura!

[sumario]

O que é e qual a importância da Fisioterapia?

A Fisioterapia é uma ciência da saúde dedicada a prevenir distúrbios funcionais em órgãos e sistemas do corpo humano. Além disso, estuda, diagnostica e trata esses problemas, com o objetivo de recuperar os movimentos das pessoas afetadas por lesões ou alterações.

Sua importância reside em garantir qualidade de vida e bem-estar, ajudando os indivíduos a retomarem suas atividades diárias com eficiência e conforto. Assim, o fisioterapeuta atenta às alterações cinético-funcionais, isto é, a mobilidade, o equilíbrio, a flexibilidade, a coordenação e a força.

Dessa forma, ele faz uma análise completa das habilidades motoras, fazendo um diagnóstico físico e funcional. Isso resulta em uma melhor sincronicidade corpo e mente, o que traz amplos benefícios para o indivíduo.

Nesse sentido, as áreas da Fisioterapia são relevantes por terem uma atuação específica. Enquanto algumas buscam tratar a recuperação dos movimentos após incidentes graves, como um Acidente Vascular Cerebral (AVC), outras focam na respiração, por exemplo. Por isso, vale a pena conhecê-las para ver qual delas é mais interessante para você.

9 principais áreas de atuação da Fisioterapia

1. Fisioterapia Neurofuncional

A Neurofuncional é uma área da Fisioterapia que atua na recuperação neurológica. Ou seja, o foco é reduzir ou acabar com as limitações motoras e físicas derivadas de doenças degenerativas ou neurológicas. Por isso, é muito usada em casos de AVC, paralisia cerebral, Alzheimer, Parkinson, esclerose múltipla, entre outras..

Assim, o fisioterapeuta busca melhorar a qualidade de vida por meio da recuperação de movimentos e ganho de mobilidade. Em alguns casos, o objetivo é evitar as atrofias, depende da condição do paciente.

Dessa forma, o método Inner Balance complementa a Fisioterapia Neurofuncional ao focar na reprogramação corporal por meio do movimento e da percepção

2. Fisioterapia Cardiovascular

A Fisioterapia Cardiovascular busca tratar e prevenir os fatores de risco para doenças do sistema cardíaco e circulatório. Assim, atendem pacientes que tiveram AVC, mas também amenizam os problemas de pessoas que sofreram infarto, têm aterosclerose e outras enfermidades.

O Inner Balance, ao promover a integração entre corpo e mente, também auxilia na recuperação cardiovascular, ao usar movimentos conscientes e respiração controlada. Isso melhora a circulação sanguínea e a eficiência do sistema, complementando os benefícios da fisioterapia.

3. Fisioterapia Aquática

Esta área da Fisioterapia utiliza banhos, imersões e ingestão de águas termais ou naturais para melhorar a respiração. O propósito é favorecer a recuperação de pacientes com problemas no sistema respiratório. Dessa forma, o profissional atua para fortalecer os músculos e aliviar a dor.

4. Fisioterapia Traumato-ortopédica

A Fisioterapia Traumato-ortopédica trata lesões derivadas de acidentes e quedas, isto é, traumas ortopédicos. Por isso, esta área cuida de pacientes que fraturam os ossos, recuperando movimentos perdidos ou prejudicados.

No Inner Balance, a reprogramação corporal e o desenvolvimento neuropsicomotor são centrais, o que pode complementar a recuperação de traumas ortopédicos. 

5. Fisioterapia em Gerontologia

A área de Fisioterapia em Gerontologia atende a pacientes idosos oferecendo cuidados especializados..

Nesse sentido, o foco da Fisioterapia em Gerontologia é oferecer qualidade de vida, evitando a perda dos movimentos com a idade. Assim, há mais mobilidade e autonomia para quem está na terceira idade.

Dessa forma, o Inner Balance, com sua abordagem integrada e foco na reprogramação corporal, é ideal para idosos, ajudando a melhorar a mobilidade e autonomia.

6. Fisioterapia Esportiva

O objetivo da Fisioterapia Esportiva é a prevenção e o tratamento de lesões em atletas. Desse modo, o profissional de saúde atende diferentes modalidades, como futebol, vôlei, basquete, entre outras. Ele também pode trabalhar em diferentes locais, como academias, centros esportivos e mais. 

Para atletas, o Inner Balance oferece uma abordagem preventiva e reabilitadora, focando na consciência corporal e no movimento eficiente. A metodologia complementa a Fisioterapia Esportiva ao ajudar na prevenção de lesões e na recuperação de maneira integrada, melhorando a performance esportiva e a saúde geral dos esportistas.

7. Fisioterapia do Trabalho

A Fisioterapia do Trabalho tem o foco de cuidar das lesões por esforço repetitivo (LER) e outras derivadas do ambiente corporativo. Como elas causam muitas dores, esta área traz mais bem-estar e qualidade de vida, e ainda diminui os custos para as empresas.

Aqui, vale a pena destacar que esta área da Fisioterapia atende operários, executivos e qualquer profissional que tenha problemas originados da sua função. Portanto, as disfunções podem ser posturais, geradas por trabalho pesado etc.

Nesse caso, o método Inner Balance é extremamente útil no ambiente de trabalho, ajudando a prevenir e tratar LER e outras lesões ocupacionais. Com foco na reprogramação corporal e na respiração, a metodologia promove uma melhor postura e eficiência nos movimentos, reduzindo dores e melhorando a qualidade de vida dos trabalhadores.

8. Fisioterapia Dermatofuncional

Também chamada de Fisioterapia Estética, cuida de questões relacionadas à pele, como doenças cutâneas, queimaduras, cicatrizes, entre outros problemas. Além disso, contribui para reduzir a flacidez, a gordura localizada e as estrias, por exemplo.

Nesse contexto, a reprogramação corporal promovido pelo Inner Balance também contribui para uma postura mais equilibrada, potencializando os resultados estéticos e funcionais da Fisioterapia Dermatofuncional.

9. Terapeuta Somático Inner Balance

O Terapeuta Somático Inner Balance tem uma abordagem que busca reprogramar o corpo pela experiência do movimento e o despertar da percepção. Este método autoral usa princípios das áreas da Fisioterapia, da dança, do pilates, da osteopatia, da saúde integrada e das mobilizações articulares para fazer um tratamento sob uma nova perspectiva.

Que tal ser um Terapeuta Somático Inner Balance? 

Quer se tornar um Terapeuta Somático Inner Balance? Aproveite todos os benefícios de uma formação completa e prática. Invista no seu desenvolvimento profissional com nosso método exclusivo. Inscreva-se agora e comece sua jornada como facilitador do método Inner Balance!

Em resumo

Quais são as áreas da Fisioterapia?

  1. Fisioterapia Neurofuncional.
  2. Fisioterapia Cardiovascular.
  3. Fisioterapia Aquática.
  4. Fisioterapia Traumato-ortopédica.
  5. Fisioterapia em Gerontologia.
  6. Fisioterapia Esportiva.
  7. Fisioterapia do Trabalho.
  8. Fisioterapia Dermatofuncional.
  9. Terapeuta Somático Inner Balance.

Mais
artigos