O Inner Sense é um acessório composto por um tecido com a tecnologia stretch-eze e desenvolvido para promover a integração entre corpo e mente.
Inner Sense: como promover a integridade do corpo e da mente

Quer um método completo para impulsionar a saúde de seus alunos ou pacientes? Esse é o Inner Balance. Afinal, ele fornece aos profissionais não só uma abordagem autoral, como também acessórios exclusivos pensados para potencializar seus resultados. Um deles é o Inner Sense.

Um dos seus diferenciais é  diferencial é atuar na promoção da integridade do corpo e da mente. Assim, trata-se de uma ferramenta dessa proposta de educação somática que auxilia na reprogramação corporal. 

Para entender melhor como é seu funcionamento e quais vantagens oferece, confira o conteúdo a seguir. Conto com você?

O que é o Inner Sense?

O Inner Sense é um acessório composto por um tecido com a tecnologia stretch-eze e desenvolvido para promover a integração entre corpo e mente. Ele forma um círculo completo cujas funções são múltiplas.

Tudo começa com sua capacidade de gerar um toque consciente e acolhedor, que impulsiona a comunicação fascial. A seguir, desperta a memória subjetiva e um estado de autoconsciência elevado. Esse cenário se conecta com os objetivos do Inner Balance para reprogramar padrões.

Do ponto de vista corporal, é uma ferramenta voltada para o tônus muscular, trabalhando elementos como resistência, tração, mobilidade e forças. 

Ainda, se posiciona como um guia para a exploração e a descoberta, possibilitando a compreensão tanto de movimentos quanto de funcionalidades físicas. Isto é, configura-se como o primeiro passo para a reprogramação, uma vez que parte do entendimento para a ressignificação, a otimização e a evolução.

Já no espectro emocional, tem um papel central para a autorregulação ao trazer para o plano consciente as sensações e sua ligação com estados internos. Isso permite ao indivíduo uma clareza em relação ao que o cerca.

Afinal, o ambiente e as trocas são onde se dá início aos processos subjetivos. Pense nos estímulos externos que desencadeiam sentimentos e experimentação. Com base neles, as ativações corpóreas se transformam em conexões neurais e chegam ao cérebro, provocando reações.

Quais são os benefícios do Inner Sense?

A proposta do Inner Sense é integrativa e voltada ao aprofundamento do autoconhecimento. Dela, surgem os benefícios do acessório que se conjugam com o que o Inner Balance oferece, maximizando seus resultados.

A começar pelo feedback corporal que impulsiona a redescoberta, a reprogramação e a reorganização do nível de consciência. Pois, desperta a percepção do corpo em movimentação no ambiente para gerar sensações que trazem a pessoa para o presente. 

O tecido se torna uma fonte de acolhimento, à medida que seu toque reconfortante e a cobertura que fornece fazem frente às tensões. Basicamente, isso deixa o processo mais lúdico sem que o objetivo principal se perca.

Nesse contexto, sua capacidade de direcionamento, associada à cadência e ao ritmo no movimento que proporciona — características do Inner Balance — convidam à exploração. A abordagem, então, possibilita que as necessidades fiquem em foco, dando margem para a adaptação.

Como parte de uma revisão de padrões neurais e motores, o Inner Sense também é uma ferramenta para a identificação da tridimensionalidade do sistema. Por si só, a localização do próprio eixo central ajuda na reestruturação do funcionamento do arranjo pessoal. 

Entretanto, seu papel no método vai além, ao facilitar a distribuição de forças e estimular a pré-tensão dos tecidos devido a sua elasticidade. 

Esses processos contribuem para a alternância de tensionamento, compressão e relaxamento que oportuniza a integração do organismo. Logo, não se trata apenas de ação, mas de seu equilíbrio com a pausa ativa.

De maneira mais consistente, propõe a mobilização através do estado de tensão e auxilia na vetorização de força, harmonizando o corpo. Por trás desse recurso há algo tão simples quanto impactante: fornecer suporte e segurança para que os receptores entrem em sincronia, regulando todo o conjunto.

Portanto, como aspecto propulsor dessa relação dinâmica, o aperfeiçoamento neuropsicomotor é a chave para transcender a separação entre a condição emocional e a conjuntura em que está a fisicalidade. 

Todo esse cenário não se limita às aulas e orientação de instrutores. Sobretudo porque a metodologia preconiza a autonomia. Sob esse ponto de vista, os pacientes e alunos podem manter a prática tendo soluções de apoio nos utensílios.

De que forma o Inner Sense contribui na integração do corpo e da mente?

Mais que um tecido, o Inner Sense é uma ferramenta no processo de autopercepção.
A proposta do Inner Sense é integrativa e voltada ao aprofundamento do autoconhecimento.

Mais que um tecido, o Inner Sense é uma ferramenta no processo de autopercepção. Isso porque serve ao entendimento do momento, do espaço, do ritmo e do movimento frente ao emocional. Dessa forma, coloca as sensações e sentimentos em contexto.

Esse quadro implica que despertar a presença é o que ele promove na jornada somática do Inner Balance. Como efeito, tal estado de consciência plena permite identificar as questões internas. Assim, se torna um caminho para a integração entre o corpóreo e o mental.

Ou seja, a experiência e a prática desenvolvidas, contando tanto com ritmos quanto com toques, criam uma conjuntura transcendente. Haja vista que tensões, distrações e demandas não estão mais ocupando a atenção do paciente, dando passagem às suas necessidades.

Todavia, para atingir esse nível não basta olhar apenas para o corpo ou se preocupar com os pensamentos que surgem inesperadamente. É preciso voltar ao mais básico, identificando estímulos e reações que estão profundamente escondidas por trás de todos esses fatores — algo que o acessório ajuda a garantir.

Como usar o Inner Sense na prática?

Dentro do método Inner Balance, a prática é o caminho para a integralidade de corpo e mente. O Inner Sense se aplica enquanto ferramenta desse processo em 4 movimentos:

  • Casulo e movimento;
  • Regulação de tônus;
  • Espaço articular;
  • Pulso natural.

O Inner Sense conta com diversos benefícios para corpo e mente. Porém, seu papel no método Inner Balance se destaca quando sua capacidade de auxiliar na integração plena desses elementos é percebida. Isso porque, mais que ganhos físicos e emocionais, este acessório possibilita uma nova abordagem das sensações.

Quer proporcionar esse tipo de diferencial para seus alunos ou pacientes? Acesse o site da Inner Balance e conheça a formação Terapeuta Somático Inner Balance reconhecida pelo MEC!

Mais
artigos