O corpo do ator

Texto de Giovana Marqueli – Instrutora do Inner Balance

“É preciso muita flexibilidade mental para dançar”; o discurso de Klauss Vianna bailarino, educador e um dos pioneiros a usar o termo expressão corporal no Brasil, ainda se apresenta,em parte, atual.

A considerarmos o termo dança hoje,  já conseguimos observar a infinidade de expressões artísticas que a compõe então vamos adaptar a frase para a necessidade de flexibilizar a mente para as artes da cena. Dentro delas o teatro e sua preparação, que já foi descolada do corpo, e hoje apresenta-se de forma coexistente.

Preparar o corpo do ator, para um trabalho específico ou não, é um desafio principalmente pelas inúmeras possibilidades de trabalho. Entretanto acredito que um foco pode ser observar que a necessidade dessa preparação se dá com enfoque em construir um corpo disponível, que está sendo provocado e provocador quase que ao mesmo tempo.

Sônia Machado de Azevedo aponta a importância do trabalho corporal do ator para que o mesmo possa estabelecer uma conecção continua de corpo e mente. Atributos esses que são viáveis de conquista através do Inner Balance, onde por meio da condução verbal carregada de imagens o artista pode fazer um exercício em plena atenção e conexão.

Sônia aponta em seu livro “ o papel do corpo no corpo do ator” 2002 que uma primeira etapa de iniciação a preparação do ator seria de quebra de hábitos e recuperação dos movimentos naturais. A prática do Inner é criada baseada em movimentos simples porém conduzidos de formas distintas para que a apropriação de movimentos já conhecidos possa ser feita através de outras conexões mentais e corporais.

Além da possibilidade de adaptação de movimentos dentro da necessidade de cada pessoas, ou grupo , por exemplo no caso da utilização do método dentro da preparação de um espetáculo que trabalhe uma linguagem corporal específica.

Preparar um ator é entender que a representação acontece através do corpo, e afirmo corpo como a junção de seus componentes físicos (visíveis) e mentais (invisíveis a olho nu).  E para que a potencialidade dessa comunicação através do corpo aconteça o Inner balance pode ajudar a construir de forma flexível um corpo presente.

E estar presente é uma das maiores qualidades do artista da cena.

Mais
artigos